Arbitragem, Liga e fair play financeiro; veja as promessas do novo presidente da CBF

samir-xaud.png

Eleito neste domingo como novo presidente da CBF, Samir Xaud listou em um discurso de alguns minutos quais serão as prioridades de sua gestão, que vai de maio de 2025 até maio de 2029.

Entre elas, Campeonatos Estaduais mais curtos, com 11 datas, para adequar o calendário, inclusão de observadores dos clubes na Comissão de Arbitragem, discussões sobre Liga e Fair Play financeiro, e resgate da autoestima com a seleção brasileira e com uma administração mais moderna.

Além dos temas mais relevantes, Samir agradeceu ao apoio das 25 das 27 federações que o apoiaram e dos dez clubes que estiveram com ele, mas chamou os demais ao debate. E lembrou que o norte do Brasil também existe, por se tratar de um candidato de Roraima.

“Essa nova CBF nasce com a alma do norte, com os pés fincados na cultura macuxi, com o olhar voltado para o futuro, e com o compromisso inegociável de honrar os sonhos da nossa gente. Que a força do povo do norte esteja comigo na caminhada. É tempo de transformação. É tempo de responsabilidade. É tempo de reconstruir a confiança. É tempo de uma nova CBF”, afirmou Samir.

Confia outros trechos do discurso

Agradecimento a Ednaldo Rodrigues: “Encerrada a disputa nas urnas, é tempo de construção, união, de uma nova CBF que clama por trabalho, diálogo e responsabilidade. Reconhecimento ao presidente Ednaldo, pela forma com que conduziu o futebol brasileiro até aqui. As conquistas dele são patrimônio do futebol brasileiro e precisam ser respeitadas”.

Calendário: “Nenhuma mudança, transformação, ocorre do dia para noite. Levará algum tempo. Mas assumo compromisso de trabalhar para promover o desenvolvimento de todos os níveis do nosso futebol. A imagem da CBF tem sido por muito tempo associada a desconfiança e ao distanciamento. Isso vai mudar. Vamos transformar a instituição para que cada colaborador sinta orgulho de trabalhar aqui, e para que todos se sintam representados.

Continua depois da publicidade

Desde o primeiro dia assumirei pessoalmente a liderança dos temas do futebol. Nossa prioridade é adequação do calendário do futebol brasileiro. Implementar mudanças significativas no calendário das competições. Assumo o compromisso a fazer uma reorganização dos campeonatos estaduais, para 11 datas no máximo. Sem comprometer a estabilidade financeira das competições.

Não significa desvalorização dos Estaduais, que são os que movimentam economias locais, mantém viva a tradição do futebol nos quatro cantos do país, e fortalecem o sentimento de pertencimento. Nossa ideia é que essa reorganização do calendário seja acompanhada de outras medidas de valorização dos Estaduais”.

Arbitragem: “Aperfeiçoamento de arbitragem. Dois representantes indicados pelos clubes como observadores permanentes na Comissão de Arbitragem”.

Continua depois da publicidade

Fair Play: “A CBF irá promover amplo debate com participação ativa de clubes, federações e especialistas. Que seja instituído imediatamente grupo de trabalho sobre fair play na CBF com objetivo de propor diretrizes moderna e adequada para o futebol brasileiro”.

Liga: “A criação da Liga é outra prioridade. Que esse projeto saia efetivamente do papel. As portas da CBF estão abertas desde já para uma discussão propositiva para a criação da Liga”.

Inclusão: “Nosso compromisso é com inclusão e diversidade. Contra o racismo. Retomaremos a Taça Indígena. Práticas de sustentabilidade e educação climática dentro e fora de campo”.

Continua depois da publicidade

Futebol feminino: “O futebol feminino também terá atenção prioritária. Aumentar investimentos. Juntos, faremos uma revolução. A Copa de 2027 será um marco. Vamos aproveitar para alçar o futebol feminino ao lugar que merece”.

Seleção masculina: “Em relação a seleção masculina, queremos mais que títulos, queremos que o povo volte a se identificar com a seleção canarinho. As camisas amarela e azul são símbolos da identidade. Que estejamos juntos na torcida na Copa do Mundo, unidos nas cores verde, amarelo azul e branco, que são as cores que representam nossa Nação. Que o Cristo Redentor abençoe a chegada de Carlo Ancelotti, para que com nossos atletas e a energia do nosso povo, consiga o tão sonhado hexa”.

Recado ao povo do Norte: “Gostaria de lembrar a todo que o Norte do país existe. Assumo esse mandato com a alma profundamente ligada ao povo nortista, forte, resiliente, e profundamente orgulhoso de sua história, de sua terra, e de sua riqueza de cultura”.

Mais lidas