Em um movimento incomum no calendário do futebol brasileiro, o Santos disputará um amistoso internacional em plena temporada. A partida contra o Red Bull Leipzig, marcada para a próxima quarta-feira (28) ocorrerá entre rodadas do Campeonato Brasileiro e será realizada no recém-inaugurado Estádio Cícero de Souza Marques, nova casa do Red Bull Bragantino, com direito até a transmissão do Sportv.
A realização do amistoso é consequência direta do poder de influência da imagem de Neymar, maior ídolo recente da história do clube santista, a despeito dos problemas de lesões que ele tem enfrentado. Internamente, o time da Vila Belmiro até admite que o momento não é o melhor, mas confirmou o compromisso comercial e para honrar os R$ 21 milhões mensais de salário pagos ao atleta, como revelou recentemente o UOL.
Leia também: Neymar e mais um: só dois brasileiros estão entre atletas mais bem pagos do mundo
Patrocinado por Red Bull e Puma, o atacante tem sido peça central em ações publicitárias que envolvem as duas marcas, e sua associação ao Santos ajudou a viabilizar o evento, visto pelas empresas como uma oportunidade estratégica de ativação de marca.
A Red Bull, que busca ampliar sua presença no mercado brasileiro, escolheu o Santos como anfitrião para o Leipzig, principal clube de sua rede no futebol europeu. O time alemão disputa a Bundesliga e as principais competições do continente.
Além do jogo, a ação inclui visitas de atletas a escolas da região, iniciativas de engajamento com jornalistas e promoções de produtos, como conta o gerente de marketing do Santos, Armênio Neto.
Continua depois da publicidade
Leia também: Neymar abre mão de R$ 390 milhões, rescinde com Al-Hilal e será jogador do Santos
“O Santos é o time brasileiro mais conhecido no mundo, referência do nosso futebol. Já vínhamos trabalhando nessa estratégia desde o ano passado, mas a chegada de Neymar Jr. potencializou as possibilidades. Este amistoso é uma consequência direta do nosso plano de crescimento e internacionalização da marca”, revelou Neto.
A escolha do local da partida também reforça o papel da Red Bull como agente organizador do evento. Com o Estádio Nabi Abi Chedid em reforma pelos próximos anos, a empresa inaugurou uma nova arena em Bragança Paulista, destinada a ser palco de jogos e ações estratégicas da marca no Brasil. O duelo entre Santos e Leipzig será o primeiro grande teste da nova casa.
Continua depois da publicidade
O impacto da movimentação é também percebido pelos patrocinadores do clube. A 7K, principal parceira comercial do Santos, vê no amistoso uma oportunidade única de exposição em nível global. Com 1,1 milhão de seguidores no Instagram, a empresa busca crescer seu reconhecimento aproveitando o potencial midiático da partida.
“Dada a representatividade do confronto e o histórico internacional do Santos, esta é uma chance estratégica de ampliação de marca. A visibilidade gerada nas redes sociais, especialmente com a audiência na Alemanha e em outros países europeus, pode ser extremamente valiosa. Isso se torna ainda mais relevante considerando a recente regulamentação do mercado de apostas no Brasil”, analisou José Victor Valadares, Diretor de Novos Negócios do Grupo Ana Gaming, que controla a 7K.
A forte presença da Red Bull no esporte, tanto em número quanto em impacto, dá ainda mais peso à iniciativa. Em 2024, a empresa anunciou faturamento de 11,2 bilhões de euros e destinou mais de 1 bilhão de euros ao patrocínio esportivo global. Além do Leipzig e do Bragantino, sua atuação se estende a clubes nos Estados Unidos, equipes de Fórmula 1, ciclistas e outros atletas de alto desempenho.
Continua depois da publicidade
Em fevereiro, a Red Bull já havia enviado Jürgen Klopp — ex-técnico do Liverpool e atual chefe global de futebol da empresa — para visitar as instalações do Bragantino e conhecer o projeto de base.
Além do confronto com o Leipzig, o nome do Santos voltou a ser citado em discussões de futuros amistosos internacionais. Neste mês, Gustavo Pires, presidente da SPTuris, revelou a intenção de trazer o Barcelona ao Brasil entre 2026 e 2028 para duelos contra times locais, e o Santos aparece como forte candidato a ser anfitrião de um possível reencontro com o ex-clube de Neymar.
Enquanto isso, o amistoso do dia 28 se desenha como uma vitrine global para o Santos. No centro do projeto, a imagem de Neymar segue sendo um ativo valioso, capaz de mobilizar marcas, atrair audiência internacional e reforçar o papel do clube no cenário global do futebol. Mesmo afastado dos gramados, o craque ainda dita o ritmo de grandes movimentações no mercado esportivo.