A trágica morte de Diogo Jota, aos 28 anos, abalou a comunidade do esporte em geral e também autoridades portuguesas e britânicas. O atacante do Liverpool e da seleção portuguesa foi vítima de um acidente de carro na Espanha, nesta quinta-feira. André Silva, irmão do atleta e também jogador profissional, estava no veículo e também morreu.
Companheiro de Diogo Jota na seleção de Portugal, Cristiano Ronaldo se disse chocado com a notícia da morte do compatriota, nesta quinta-feira. “Não faz sentido”, afirmou CR7, em seu perfil nas redes sociais.
“Não faz sentido. Ainda agora estávamos juntos na seleção, ainda agora tinhas casado. À tua família, à tua mulher e aos teus filhos, envio os meus sentimentos e desejo-lhes toda a força do mundo. Sei que estarás sempre com eles. Descansem em Paz, Diogo e André. Vamos todos sentir a vossa falta”, escreveu o astro português.
Organize sua vida financeira com a IA

Há menos de um mês, Diogo Jota e Cristiano Ronaldo estavam juntos na disputa da Liga das Nações da Uefa. O time português foi campeão ao vencer a Espanha nos pênaltis. CR7 foi titular e Jota era um dos reservas do craque, entrando no decorrer da partida.
Ambos também estiveram juntos na Copa do Mundo de 2022, em jogos da Eurocopa e em outras edições da Liga das Nações, além de amistosos. Jota defendia a seleção portuguesa desde as equipes de base.
Jota havia se casado há exatos 11 dias, com sua namorada de longa data Rute Cardoso. Eles já tinham três filhos. O acidente aconteceu na madrugada desta quinta-feira, no norte da Espanha, e também vitimou André Silva, irmão de Jota e também jogador de futebol, do Penafiel, da segunda divisão portuguesa.
Continua depois da publicidade
O Liverpool Football Club se manifestou e disse que “está devastado com o trágico falecimento”.
“O Liverpool FC não fará mais comentários neste momento e solicita que a privacidade da família, amigos, companheiros de equipe e funcionários do clube de Diogo e André seja respeitada enquanto tentam lidar com uma perda inimaginável. Continuaremos a oferecer-lhes todo o nosso apoio”, afirmou.

O atacante uruguaio Darwin Núñez, que jogou ao lado de Diogo Jota no Liverpool nas últimas três temporadas, também lamentou a morte, com uma publicação emocionada. “Não há palavras de conforto para tanta dor. Sempre me lembrarei de você com seu sorriso, como um bom companheiro dentro e fora de campo. Envio toda a minha força à sua família. De onde ele estiver, tenho certeza de que estará sempre com vocês, especialmente sua esposa e seus três filhos. Que ele descanse em paz. Diogo e André.”
Continua depois da publicidade
Clubes rivais do Liverpool também manifestaram solidariedade. “Nossas mais profundas condolências estão com os entes queridos de Diogo Jota e seu irmão, André, e com todos os envolvidos no Liverpool FC após a triste notícia de hoje”, escreveu o Manchester United.
“Todos no Manchester City estão chocados e tristes ao saber da notícia devastadora sobre o falecimento de Diogo Jota. Enviamos nossas sinceras condolências à sua família, amigos e a todos do Liverpool Football Club neste momento difícil. Descanse em paz, Diogo”, publicou o City.
“Todos no Everton estão profundamente tristes com o trágico falecimento de Diogo Jota e seu irmão, André Silva. Nossos pensamentos estão com seus familiares e amigos neste momento de tristeza”, escreveu o Everton, rival da cidade de Liverpool.
Continua depois da publicidade
O Real Madrid “lamentou profundamente” a morte de Diogo Jota e André Silva. “O Real Madrid deseja expressar suas condolências e simpatia à família, entes queridos, companheiros de equipe e clubes.”
O Penafiel manifestou o seu mais profundo pesar pelo falecimento trágico de André Silva e do seu irmão. “A perda de duas vidas tão jovens e ligadas ao mundo do futebol enche-nos de dor e consternação. Neste momento tão difícil, o Futebol Clube Penafiel endereça as mais sinceras condolências à família, amigos e a todos aqueles que partilharam com André e Diogo momentos de vida e de paixão pelo desporto. O clube decretará luto oficial e prestará homenagem nos próximos compromissos desportivos”.

Nas redes sociais, o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, lamentou a perda no esporte nacional: “A notícia da morte de Diogo Jota, um atleta que muito honrou o nome de Portugal, e do seu irmão, é inesperada e trágica. Apresento as minhas mais sinceras condolências à família. É um dia triste para o futebol e para os esportes nacionais e internacionais.”
Continua depois da publicidade
No Reino Unido, onde o português morava desde 2017, o primeiro-ministro Sir Keir Starmer também ofereceu condolências aos amigos e à família. “É uma notícia devastadora. Tenho certeza de que falo por todos ao dizer que nossos primeiros pensamentos estarão com sua família e seus amigos em particular. Há milhões de torcedores do Liverpool, mas também torcedores e não torcedores de futebol que também ficarão chocados com isso. É devastador e é muito importante que tenhamos em mente o quanto esse período será difícil para seus amigos e para sua família.”
No mundo dos esportes, LeBron James, astro do Los Angeles Lakers na NBA, também lamentou a partida de Jota e do irmão André. “Minhas orações estão com seus entes queridos neste momento! Que todos sejam guiados e protegidos” escreveu.
O ex-tenista espanhol Rafael Nadal foi outro que manifestou tristeza com a morte do jogador do Liverpool. “Que notícia triste e dolorosa. Todo meu amor, carinho e apoio à sua esposa, filhos, família e amigos durante um momento tão difícil. Descansem em Paz, Diogo Jota e André Silva.”
Continua depois da publicidade
Poucas horas após a notícia da morte de Diogo Jota, torcedores do Liverpool se reuniram do lado de fora de Anfield, estádio do clube, e depositaram flores em homenagem ao atleta no memorial de Hillsborough. O atacante era um dos mais queridos e chegou a ganhar música da torcida.
(com Estadão Conteúdo)


